A palavra Itamaracá deriva da língua indígena o "Tupi" que significa "Pedra que canta", pela junção dos termos "Itá" (Pedra) e "mbara'ká" (chocalho).
Os seus primeiros habitantes foram Náufragos, havendo também registro de passagem dos Portugueses "João Coelho da Porta da Cruz" e "Duarte Pacheco Pereira" em 1493 e 1498.
Em 1596 já havia capela dedicada a "Nossa Senhora da Conceição", responsabilidade do Padre Francisco Garcia, na Vila Velha, que fica localizada a margem esquerda do canal da Santa Cruz.
A ilha prosperava a sombra da economia açucareira. Em 1630 Vila Velha possuía 100 casas e uma Santa Casa da Misericórdia.
Hoje em dia... A ilha é ponto turístico que atrai milhares de turistas todos os anos não só em período de Carnaval mas em qualquer estação do ano, sempre desperta o interesse de alguém em querer visita-la. Pois suas atrações incluem além do Forte Orange, as praias, Coroa do Avião e o Projeto Peixe Boi que interage o turista com os nativos da ilha sobre a preservação do meio ambiente e animal.
Praia do Forte
Praia da Ilha
Para maiores informações acesse: Ilha de Itamaracá - Informações